News da Cidade

Referência em educação, Santana de Parnaíba recebe encontro do maior programa de alfabetização do Estado de SP

Referência em educação, Santana de Parnaíba recebe encontro do maior programa de alfabetização do Estado de SP

Evento regional apresentou boas práticas do Alfabetiza Juntos e contou com palestra da professora Márcia Bernardes, coordenadora estadual do programa; ela enfatizou a qualidade da educação parnaibana e a parceria entre o Estado e o município

Alfabetizar as crianças na idade certa é um compromisso da Prefeitura de Santana de Parnaíba. E essa estratégia se conecta aos objetivos do programa estadual Alfabetiza Juntos, que escolheu a cidade para promover o evento regional que marcou o encerramento das atividades do ano do polo 6 (Regional Itapevi). 

O encontro ocorreu na última terça- -feira (10/12), no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O evento contou com palestra da professora Márcia Bernardes, que é coordenadora do programa Alfabetiza Juntos SP e articuladora estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e teve a participação de representantes de todos os municípios da Regional. Além de Santana de Parnaíba e Itapevi, integram o polo 6 Barueri, Jandira e Pirapora do Bom Jesus.

No início e encerramento do evento, houve apresentação da banda do projeto Música nas Escolas, de Santana de Parnaíba. Na sequência, foram apresentados alguns dados do Alfabetiza Juntos, em âmbito regional, e a professora Márcia fez um balanço do programa e falou dos desafios para melhorar a fluência leitora e os índices de alfabetização dos estudantes. 

Ela ainda ressaltou os bons indicadores dos municípios do polo 6 e enfatizou a educação parnaibana. “Aqui em Santana de Parnaíba o ensino é 100% municipalizado e, mesmo a cidade não tendo nenhuma escola estadual, a prefeitura atua em parceria, de forma colaborativa com o Estado”. 

Reconhecimento

Márcia ainda parabenizou a secretária municipal de Educação, Carla Alves, que representou a cidade em evento que celebrou as melhores práticas do Alfabetiza Juntos. “Entre 645 municípios, Santana de Parnaíba foi uma das três cidades escolhidas com as melhores práticas, e isso reforça o compromisso da cidade com a educação e com a alfabetização na idade certa”, afirmou a palestrante. Márcia fez referência ao 1º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP, realizado em 5 de dezembro na Diretoria de Ensino, na capital paulista. Além de Santana de Parnaíba, foram agraciadas Diadema e Monte Mor.

 O programa Alfabetiza Juntos SP é desenvolvido em regime de colaboração entre o Estado e os municípios. Ele faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação, cujo objetivo é garantir o direito de alfabetização de todas as crianças na idade certa. O objetivo do encontro regional sediado por Santana de Parnaíba foi compartilhar as boas práticas dos municípios do polo 6, reconhecer o empenho de todos os envolvidos e compartilhar as conquistas alcançadas e desenvolvidas ao longo do ano, no âmbito do Alfabetiza Juntos.

Selo Ouro

Além de se destacar entre as melhores práticas do programa estadual, Santana Parnaíba conquistou o Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização – categoria Ouro, concedido pelo Ministério da Educação. Neste ano, na primeira edição da honraria teve a participação dos 26 estados e do Distrito Federal, bem como de 4.578 municípios brasileiros. Isso representa mais de 82% do total de 5.570 municípios de todo o país. 

O Selo Nacional é um reconhecimento que se divide em três categorias: bronze, prata e ouro. Entre os seus objetivos, está incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Escolas de primeiro mundo

O compromisso com a educação de qualidade também passa pela construção de escolas amplas e modernas, e Santana de Parnaíba possui prédios com estrutura de primeiro mundo. Com a entrega do Colégio Municipal Izabel Miranda, no Chácara Solar II, neste sábado (14/12), a gestão municipal vai atingir a marca de 31 escolas inauguradas nos últimos 10 anos, o que dá uma média de três unidades por ano. 

Esses novos colégios ampliaram o número de vagas na rede pública municipal, com a marca de 32,4 mil alunos matriculados em 2024. E a quantidade de escolas a serem entregues à população e a Referência em educação, Santana de Parnaíba recebe encontro do maior programa de alfabetização do Estado de SP oferta de vagas vão aumentar nos próximos meses, porque a gestão está construindo mais três colégios, nos bairros Cidade São Pedro, Suru e Fazendinha.

Com os investimentos realizados, a cidade se consolida como referência em educação, com ensino 100% municipalizado, processo pedagógico humanizado e equipamentos de última geração. Não por acaso, a cidade tem conquistado diversos reconhecimentos na área, como o Prêmio Band Cidades Excelentes (2022) de melhor educação do Estado de São Paulo, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, e o Prêmio Ação Destaque, que reconhece anualmente projetos pedagógicos de educadores de todo o Brasil. 

Os investimentos também impactaram na melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município. Em 2013, considerando apenas os dados da rede pública, o Ideb – Anos iniciais era 5,2 e chegou a 6,4 em 2023; no mesmo período, o Ideb – Anos finais saltou de 4,1 para 5,5. Esses dados colocam o município com notas acima das médias estadual e nacional.

Marco histórico

Além dos prédios modernos e melhoria nos indicadores, Santana de Parnaíba é um dos poucos municípios do país a ter o Currículo Municipal da Educação Básica, o Plano Municipal pela 1ª Infância e o Regimento Comum Escolar atualizado. Por isso, o ano de 2024 pode ser considerado um marco na educação parnaibana. Pela primeira vez na sua história, a cidade passou a ter um currículo e plano da 1ª infância próprios. 

Segundo o professor doutor em Educação, César Nunes, o município está muito à frente das maiorias das cidades brasileiras no cumprimento e atualização de suas leis na área. “Apenas 10% dos municípios brasileiros possuem um plano pela 1ª infância, e 30% possui um currículo próprio. E, além disso, Santana de Parnaíba tem um regimento escolar atualizado. Isso coloca a cidade como a única da Região Metropolitana de São Paulo a ter os três documentos fundamentais da Educação”, afirmou o pesquisador durante o evento de apresentação das normas na Secretaria de Educação, em junho deste ano.

Related Articles