News da Cidade

Osasco sedia encontro regional do Programa Mais Médicos para o Brasil

Osasco sedia encontro regional do Programa Mais Médicos para o Brasil

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, sediou na quinta-feira, 21 de agosto, o Encontro Loco Regional do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). As atividades foram realizadas no Teatro Municipal Glória Giglio, no período da manhã, e na Faculdade Anhanguera, à tarde.

O evento reuniu médicos, gestores e profissionais de saúde que atuam na Região Oeste da Grande São Paulo, conhecida como Rota dos Bandeirantes, que engloba os municípios de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

O Programa Mais Médicos é uma parceria entre União, estados e municípios para fortalecer a Estratégia Saúde da Família (ESF), principal porta de entrada da população ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, 176 médicos vinculados ao programa atuam na região, sendo 76 em Osasco. O município aguarda a chegada de mais cinco profissionais.

A programação incluiu apresentações culturais e painéis sobre os avanços, desafios e abrangência do programa. Representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Secretaria de Estado da Saúde, universidades e gestores locais participaram dos debates.

Em sua fala, o secretário municipal de Saúde, Dr. Fernando Machado, ressaltou a importância do SUS e do PMMB. “O programa fez com que muitos brasileiros tivessem acesso a um médico pela primeira vez. É gente cuidando de gente. Educação e saúde não dependem do território, são políticas públicas que transformam vidas”, destacou.

Outros participantes também reforçaram a relevância do programa. A professora Ana Lúcia Pereira, da Unifesp, defendeu o investimento na qualificação de profissionais para fortalecer a Atenção Básica. Já o professor Edison Bueno, da Unicamp, destacou que o Mais Médicos integra uma política nacional que busca equidade e integralidade no atendimento.

Representando o Legislativo, o vereador e presidente da Câmara, Carmônio Bastos, afirmou que o programa tem fortalecido o SUS e reduzido desigualdades no acesso à saúde.

O encontro contou ainda com a presença de secretários municipais de saúde da região, coordenadores de atenção básica, representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo, além de professores da Unicamp e técnicos do Ministério da Saúde.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *