A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Executiva de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), lançou na quarta-feira, 20 de agosto, o edital de credenciamento de profissionais e coletivos culturais das áreas afro-brasileira, indígena, periférica e da diversidade étnico-racial. O anúncio ocorreu durante evento realizado na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva, anexa ao Paço Municipal.
A iniciativa busca formar um banco de prestadores de serviços artísticos e técnicos para compor ações e eventos promovidos pela Seppir, possibilitando a geração de trabalho e renda, além da valorização de competências ligadas à cultura e à educação. Também serão contemplados profissionais imigrantes e refugiados.
Entre os objetivos do projeto estão o fortalecimento de saberes tradicionais, coletivos e manifestações que envolvem religiosidade, ancestralidade, oralidade, corporalidade, musicalidade e modos de vida de origem africana e indígena. A ação terá atenção especial à inclusão de juventudes negras, mulheres negras, povos originários, imigrantes, refugiados e grupos socialmente vulnerabilizados.
O edital terá validade de dois anos. Durante esse período, pessoas físicas ou jurídicas poderão apresentar propostas em áreas como artes visuais, audiovisual, fotografia, música e literatura. O credenciamento deve ser feito pelo endereço eletrônico: protocolo.osasco.sp.gov.br.