A Prefeitura de Osasco deu posse, nesta quinta-feira (18), aos 32 novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde, eleitos em agosto para o biênio 2025/2027. O colegiado é formado por 16 titulares e 16 suplentes, em composição paritária: 50% representantes dos usuários, 25% dos trabalhadores da saúde e 25% do governo e entidades. A eleição da presidência está marcada para 25 de setembro.
A cerimônia, realizada no Paço Municipal, contou com a presença do prefeito Gerson Pessoa, da atual presidente do conselho, Edna Maria Brasil, da secretária adjunta de Saúde, Suzete Franco, além dos conselheiros e suplentes empossados.
“É com muita satisfação que assino esse livro de posse dos novos membros do conselho, que vão nos ajudar nessa tarefa de administrar o sistema de saúde da cidade”, destacou o prefeito.
Os conselhos municipais de saúde têm a função de exercer o controle social sobre as políticas públicas, atuando na fiscalização, acompanhamento e deliberação da gestão dos serviços, além de propor diretrizes, aprovar planos e relatórios e garantir a correta aplicação dos recursos.
Durante o evento, Gerson Pessoa destacou investimentos recentes na área, como a revitalização da UBS do Jardim Veloso, a entrega do Pronto-Socorro do Munhoz Júnior, em funcionamento 24 horas, e da UBS do Jardim Santa Maria, além da inauguração, em setembro, do Centro de Especialidades em parceria com a Uninove.
O prefeito também ressaltou que o orçamento da Saúde em 2025 é de R$ 1,2 bilhão, reforçado por R$ 200 milhões em emendas parlamentares, e anunciou novas entregas ainda este ano, como o Hospital da Criança e da Mulher e a reforma dos leitos da Maternidade Amador Aguiar.
Segundo a gestão, Osasco possui atualmente 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo que 22 já foram revitalizadas e 14 estão previstas para receber melhorias nos próximos meses.
Fotos: Fernanda Cazarini