Texto: Marco Borba
Fotos: Eduardo Soares
Foram empossados sexta-feira, 4/7, em cerimônia realizada na na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva (antiga Sala Osasco, anexa ao Paço Municipal), 200 novos membros do Conselho Gestor das Unidades de Saúde de Osasco para o biênio 2025-2027. O conselho, eleito dia 7/6, é composto por trabalhadores do setor e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme explicou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edna Maria Brasil, os conselheiros têm como atribuição fiscalizar, por exemplo, o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Pronto-Socorros (PS), hospitais e Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs), a aplicação dos recursos no setor, e se há falta de médicos e demais profissionais e medicamentos nas referidas unidades.
O prefeito Gerson Pessoa assinou o termo de posse juntamente com a secretária em exercício da Saúde, Suzete Franco, e representantes dos trabalhadores e dos usuários.
“Estamos aqui para agradecer e parabenizar os que já exercem esse trabalho em prol do serviço de saúde e dar as boas-vindas aos que agora abraçaram essa missão para atuar como novos conselheiros. Saibam que somos um governo do diálogo e penso que com 200 cabeças pensantes erraremos menos em nossas tomadas de decisão”, disse o chefe do Executivo.
Suzete Franco também agradeceu o trabalho prestado pelos conselheiros que deixam seus postos e desejou boas-vindas aos empossados. “Muito obrigado aos que já contribuíram e espero que vocês que chegam agora aproveitem essa oportunidade para ajudar nessa transformação a favor do município”.
A eleição do Conselho Municipal de Saúde, que conta com 32 representantes (16 titulares e 16 suplentes) acontece no próximo mês de agosto.
Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, Lau Alencar, o secretário de Governo, Luciano Camandoni, o presidente da Câmara Municipal, Carmônio Bastos, e demais vereadores.