News da Cidade

Osasco compartilha experiências em evento nacional da Estratégia Alimenta Cidades

Osasco compartilha experiências em evento nacional da Estratégia Alimenta Cidades

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social (Sesan), participou do III Encontro Nacional da Estratégia Alimenta Cidades, realizado entre os dias 22 e 24 de setembro, em Belo Horizonte (MG). O evento reuniu cerca de 200 gestores e autoridades de todo o país, marcando uma nova fase da iniciativa, voltada à construção das Rotas de Implementação Municipais – instrumentos que orientam os compromissos e prioridades de cada cidade participante.

Com a adesão de 23 novos municípios, a Estratégia Alimenta Cidades agora reúne 101 cidades brasileiras comprometidas com a criação de sistemas alimentares urbanos mais saudáveis, sustentáveis e inclusivos. Osasco faz parte do grupo desde abril de 2024, conforme Portaria MDS nº 972/2024 e Decreto Federal nº 11.822/2023, e vem participando ativamente das ações coordenadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Durante os três dias de programação, foram realizadas oficinas, rodas de conversa, debates e exposições sobre temas como agricultura urbana, cozinhas solidárias, alimentação escolar e integração entre SUS, SUAS e SISAN.

A cidade teve destaque na programação com a apresentação do Banco de Alimentos de Osasco, feita pela chefe de gabinete da Sesan, Beatriz Sanchez Fragata, na Arena da Partilha. O equipamento foi incluído no Caderno de Experiências em Políticas Alimentares Urbanas, publicação lançada durante o encontro que reúne boas práticas desenvolvidas em municípios de todo o país.

Desde sua adesão, Osasco tem avançado em políticas públicas de segurança alimentar, com recursos para compra de produtos da agricultura familiar por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), formações em Agricultura Urbana e Periurbana e apoio técnico para regulamentações de alimentação saudável em escolas.

A Rota de Implementação Municipal definida para Osasco prevê a elaboração de um Estudo de Viabilidade Técnica e Financeira para implantação de um Armazém Solidário na cidade, além do acesso a uma nova oferta do governo federal que busca integrar os atendimentos do SUS, SUAS e SISAN no enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional.

📸 Fotos: Sesan/PMO

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *