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Investimento no empreendedorismo feminino faz de Santana de Parnaíba um destaque nacional

Investimento no empreendedorismo feminino faz de Santana de Parnaíba um destaque nacional

Entre as ações da prefeitura que fomentam o setor está a Feira da Mulher Empreendedora; a edição especial do evento reuniu um público de três mil pessoas no Centro Histórico

O encerramento da programação do Mês da Mulher foi marcado por mais uma edição de sucesso da Feira da Mulher Empreendedora de Santana de Parnaíba. Entre sexta-feira (28/3) e domingo (30/3), foi montada uma estrutura na Praça 14 de Novembro, no Centro Histórico, que contou com 80 barracas que ofereceram produtos e serviços em áreas como gastronomia, moda, beleza, artesanato e cultura pop. De acordo com a Secretaria Municipal da Mulher e da Família (SMMF), que coordenou a feira, os três dias de evento reuniram um público de cerca de 3 mil pessoas. 

Na abertura, na sexta-feira, houve queima de fogos de artifício e show com a cantora Natália Morais no Coreto Maestro Bilo. No sábado, em horários diferentes, a apresentação musical ficou por conta dos artistas Josué e Kivia Pascoal. No domingo, a cantora Laura Amorim fez o show de encerramento. Na ocasião, houve sorteios de brindes, entre os quais secadores de cabelo, chaleiras e panelas.

Criada em 2020, a Feira da Mulher ajuda a impulsionar o negócio das empreendedoras parnaibanas, com aumento de vendas, divulgação da marca e atualização de networking. O evento consolida Santana de Parnaíba como destaque nacional em empreendedorismo feminino. Em pesquisa feita com as participantes desta edição da feira, a SMMF constatou alto índice de satisfação. Para 78% das vendedoras, as vendas na feira foram muito boas ou boas; 16% avaliaram como regulares; e 6% como ruins. Para 91% das empreendedoras, a participação no evento contribuiu muito para o crescimento do seu negócio; e 9% afirmaram que contribuiu parcialmente.

Visibilidade da marca

Ao serem questionadas sobre os pontos mais positivos por terem participado da feira, 37,3% das vendedoras apontaram o aumento da visibilidade da marca; 31,3% indicaram o acesso a novos clientes; 10,4% destacaram oportunidades de networking; e 9%, a experiência adquirida. Também foram citados aspectos como estrutura do local, vendas e apoio e consultoria. 

Das participantes, 80% possuem como principal canal de vendas as redes sociais e 15%, a loja física. O restante citou e-commerce e marketplace. Outro dado relevante apurado pela pesquisa foi o tempo de atuação das empresas: 34,3% atuam há mais de cinco anos; 34,3% entre um e três anos; 23,9% entre três e cinco anos; e 7,5% há menos de um ano. Ao todo, responderam ao questionário 67 vendedoras.

Incentivo

Para a empreendedora Thais Calegari, que trabalha no ramo de perfumes artesanais, o apoio da prefeitura tem sido fundamental para o desenvolvimento dos negócios conduzidos por mulheres. “Quando vem esse incentivo, pra nós é muito importante, ajuda muito. É a primeira vez que eu participo da feira, e eu tô gostando muito”, afirmou. Já a empreendedora Rejane Morais participou da edição de dezembro do ano passado e disse que voltou até mais motivada depois da experiência anterior. “Eu tive a primeira experiência em dezembro, que foi muito boa. Com a Feira da Mulher, a gente tem o intuito de conquistar mais pessoas, de trazer mais o público pra gente”, destacou Rejane, que é revendedora de produtos da Eudora e da Boticário. Ela ainda afirmou que o apoio da Secretaria da Mulher foi fundamental para que aprendesse a usar melhor ferramentas das redes sociais, como o WhatsApp.

Cultura pop

Uma das barracas de destaque foi a da família da vendedora Marissa Leal, que comercializa produtos da cultura geek, como bonecos, chaveiros e itens relacionados à cultura pop. “É muito interessante participar da feira, porque as pessoas não estão acostumadas a ver esse tipo de produto. Eu sempre gostei muito da cultura pop, filmes de ação, e conheço muitas pessoas que também gostam desse universo, mas têm dificuldade para encontrar os produtos. Então, a gente traz esses produtos para a feira, e eles são caros em outros lugares, e vende a um preço acessível”, destacou. 

Outra empreendedora que participou pela primeira vez da feira foi Adriani Correia. Ela trabalha com semijoias, bolsas e acessórios femininos. “Eu sempre quis participar e desta vez consegui. Eu acho maravilhoso esse tipo de incentivo da prefeitura, esse apoio ao empreendedorismo é muito importante, o investimento é bárbaro, perfeito”, enfatizou. Quem também estreou na feira foi Alessandra Mazzei, que vende produtos de beleza e de nutrição esportiva. “Vejo Santana de Parnaíba como um grande diferencial pelo investimento que fazem pelas empreendedoras. Eu nunca tinha visto isso em outras cidades como tem aqui. Então é maravilhoso poder participar e ter a oportunidade de acompanhar de perto toda essa evolução da cidade”, destacou.

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