Santana de Parnaíba foi reconhecida na Smart City Business 2024, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação urbana do país, com o prêmio InovaCidade. O município foi homenageado por seu avanço na gestão municipal através do desenvolvimento da Central de Indicadores de BI (Business Intelligence).
A Central de Indicadores de BI é uma ferramenta inovadora que permite o monitoramento em tempo real de diversos indicadores da gestão pública, proporcionando uma tomada de decisão mais ágil e assertiva por parte dos gestores municipais em áreas como educação, saúde, segurança, entre outros. O prêmio InovaCidade reconhece o compromisso de Santana de Parnaíba com a inovação e a busca constante pela melhoria dos serviços prestados à população. A Central de Indicadores de BI é apenas um dos exemplos dos investimentos em tecnologia e modernização da gestão municipal realizados nos últimos anos.
Durante a premiação, a vice-prefeita do município, Rosália Dantas, ressaltou a importância do prêmio e o impacto positivo da Central de Indicadores de BI na administração municipal. “Este prêmio é o reconhecimento do nosso esforço em tornar Santana de Parnaíba uma cidade cada vez mais moderna, eficiente e conectada com as necessidades da população. A Central de Indicadores de BI é uma ferramenta fundamental para a gestão transparente e eficaz do município”.
No evento os secretários Luciano Olgado, Tecnologia da Informação, Eduardo Espósito, Segurança Urbana, e Selma Cezar, Mulher e da Família, participaram de mesas de debate com representantes de outros municípios para falar sobre a importância da tecnologia em suas áreas. Com mais este reconhecimento, Santana de Parnaíba reafirma seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos serviços públicos, consolidando-se como referência em gestão municipal no país.
Sobre o Prêmio
Este ano o evento recebeu 128 inscrições entre administração pública, instituições privadas e entidades da sociedade civil. Destas, apenas 43 foram selecionadas, sendo avaliados projetos e iniciativas com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos.
O Prêmio InovaCidade é o reconhecimento do Instituto Smart City Business America às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. A premiação aconteceu durante a Abertura Oficial do Smart City Business Brazil Congress 2024, na última terça-feira, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, e teve como anfitrião o presidente do Instituto, Leopoldo de Albuquerque.
Reconhecimento
Essa não é a primeira vez que a cidade é reconhecida na área da tecnologia. No ano de 2021, o município foi nº 1 em Inovação e Dinamismo Econômico, entre as cidades com 100 a 149.999 mil habitantes, segundo dados do Centro de Liderança Pública – CLP.
No mesmo ano, a cidade recebeu o Conceito A em Tecnologia pelo Índice de Efetividade da Durante a edição 2024 da Smart City Business América, a cidade recebeu o reconhecimento pelo case de sucesso realizado com a Central de Indicadores (BI), onde é possível acompanhar os principais dados da gestão Gestão Municipal (IEG-M)/TCESP 2020/2021. O índice foi criado em 2015 pelo TCE-SP para medir a eficiência das políticas públicas das prefeituras paulistas, com exceção da Capital (que tem seu próprio tribunal de contas).
Já no ano de 2023, através dos dados do mesmo Índice, Santana de Parnaíba foi uma das 16 cidades paulistas que atingiram a nota máxima em efetividade em tecnologia da informação entre 644 municípios avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
No quesito Tecnologia da Informação (i-Gov TI), um dos sete indicadores temáticos do índice, a cidade alcançou a Nota A (altamente efetiva), sendo uma das três da região metropolitana de São Paulo a atingir essa pontuação. O indicador mede o grau de utilização de recursos tecnológicos em áreas como capacitação de pessoal, transparência e segurança da informação. O IEG-M (geral) de Santana de Parnaíba é Nota B (efetiva), a máxima atingida pelas cidades avaliadas nesta edição do índice.
E no final de abril deste ano, o município recebeu o Selo de Governança de Inovação (Selo GovTech), na categoria prata. O reconhecimento foi promovido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a EXXAS – Bureau de Soluções para Cidades e Ecossistemas, sendo o único entre as cidades da região oeste metropolitana que levou o Selo Prata na categoria de Boas Práticas de Governança de Ecossistemas de Inovação, ficando ao lado de grandes metrópoles brasileiras como Belo Horizonte (MG) e Recife (PE).