News da Cidade

Guerra contra o mosquito: Barueri mobiliza grande mutirão contra a dengue

Guerra contra o mosquito: Barueri mobiliza grande mutirão contra a dengue

No sábado, dia 22 de março, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um grande mutirão de combate ao mosquito da dengue. A ação, chamada Dia D contra a Dengue, aconteceu na região central e envolveu todas as secretarias do município, com o objetivo de conscientizar a população sobre a urgência de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. 

Equipes a postos 
“Essa mobilização com os funcionários de outras secretarias é essencial para enfrentarmos este período de epidemia de dengue. Os casos estão aumentando, principalmente nas cidades vizinhas”, explica a diretora do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), Marta Chaves. 

Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos em diversos pontos da cidade, como o Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaini, o Boulevard Central (onde houve a concentração do mutirão), além do Jardim São Pedro e arredores. Ao todo, 14 equipes percorreram as ruas da região central, visitando residências e comércios, orientando a população e distribuindo folhetos com instruções sobre como evitar a água parada e outros cuidados necessários. 

Dia D 
“O Dia D de combate à dengue teve a intenção de mobilizar toda a população nessa guerra contra o mosquito. A Prefeitura está empenhada, mas a participação da comunidade é fundamental. A dengue é uma doença perigosa e pode ser fatal, mas podemos evitá-la com atitudes simples”, declarou o secretário de Saúde, Milton Monti. 

População consciente 
Moradora do Chácaras Marco, a dona de casa Ana Cristina da Silva já foi vítima da dengue e sabe da importância de manter sua casa livre de criadouros do mosquito. 

“As pessoas precisam ter consciência de limpar suas casas e quintais, evitar água parada e remover o lixo acumulado. Eu evito ter plantas para não correr riscos e mantenho tudo sempre limpo. Já tive dengue e foi horrível. Além disso, vi vizinhos ficarem muito mal por causa da doença”, relatou. 

Trabalho contínuo 
As equipes do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses continuarão realizando visitas domiciliares para reforçar junto à população as medidas de combate ao mosquito. A ação conta também com o apoio da Secretaria de Serviços Municipais, que promove a coleta de materiais inservíveis por meio dos programas Cata-Cacareco e Big Bags para remoção de entulhos. 

Não custa lembrar 
Para combater o mosquito da dengue, é essencial eliminar qualquer foco de água parada. Tampe caixas d’água, limpe calhas, descarte corretamente pneus velhos e outros objetos que possam acumular água. Lave com frequência os pratinhos de vasos de plantas, mantenha garrafas sempre viradas para baixo e utilize água sanitária nos ralos. Além disso, piscinas e reservatórios devem ser mantidos devidamente tratados com cloro. 

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *