Um dos bairros mais antigos de Santana de Parnaíba recebe neste domingo (9/5), a partir das 8h, a 109ª Romaria de Santo Antônio do Suru. O evento com romaria, cavalgada, missa campal, shows e quermesse com comidas típicas, realizado pela comunidade local em parceria com a Prefeitura, tem como objetivos manter a preservação cultural e a tradição familiar, que acontece com a participação de moradores e turistas de várias gerações.
De acordo com dados do Museu de Memória e Integração de Santana de Parnaíba (CEMIC), o Suru é considerado um dos primeiros bairros da cidade e até hoje mantém a sua origem rural. O bairro está localizado perto do centro da cidade, a aproximadamente 5 km.
A concentração dos participantes, tanto de Santana de Parnaíba quanto de outras cidades, que se reúnem em louvor ao santo casamenteiro, acontece em frente à Igreja Matriz de Santa Ana, no Centro Histórico. Logo após receberem a bênção do padre, os fiéis partem em direção à capela em louvor a Santo Antônio no bairro do Suru.
Origem da Festa
Com registros históricos datados de 1917, a Festa de Santo Antônio do Suru começou, originalmente, com uma romaria que era feita a pé e levava Santo Antônio da Igreja Matriz até a Cabeça (velha) do Suru. Época em que o trajeto era feito em 2h de caminhada, com atraso atribuído aos carros de bois que circulavam pela via.
Com o passar dos anos, um morador deu a ideia para a romaria ser feita a cavalo. Foi então que reuniu 30 cavaleiros, amigos da família, e saíram para a Capela do Suru. Na atualidade, a Festa do Suru, além de sua programação original, de caminhada e cavalgada, conta com missa campal, quermesse com quitutes da época e shows.
Programação:
8h – Romaria a pé
Saída do Largo da Matriz
Centro Histórico
9h – Cavalgada
Saída do Largo da Matriz
Centro Histórico
11h – Santa Missa na Capela de Santo Antônio
Estrada Ecoturística do Suru, 5.100
12h – Quermesse com comidas típicas
Estrada Ecoturística do Suru, 5.100
Shows
13h Felipe Venâncio @venancio_cantor
14h30 Jederson e 16h Kívia @kiviapascoal