News da Cidade

Em iniciativa histórica, Prefeitura de Santana de Parnaíba lança currículo municipal da educação

Em iniciativa histórica, Prefeitura de Santana de Parnaíba lança currículo municipal da educação

Para reforçar seu compromisso com a qualidade da educação, a Prefeitura de Santana de Parnaíba apresentou o Currículo Municipal da Educação Básica, o Plano Municipal Pela 1ª Infância e o Regimento Comum Escolar, em evento realizado na sexta-feira (24/5), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME). Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia, entre professores, gestores e autoridades municipais.

A elaboração e o lançamento dos documentos representam um marco na história da cidade, pois Santana de Parnaíba nunca teve um currículo e plano da 1ª infância próprios. Segundo o professor doutor em Educação, César Nunes, a cidade está muito à frente das maiorias das cidades brasileiras no cumprimento e atualização de suas leis na área.

“Apenas 10% dos municípios brasileiros possuem um plano pela 1ª infância e 30% possui um currículo próprio. E, além disso, Santana de Parnaíba tem um regimento escolar atualizado. Isso coloca a cidade como a única da Região Metropolitana de São Paulo a ter os três documentos fundamentais da Educação”, afirmou o pesquisador, que é doutor pela Unicamp e supervisionou os trabalhos por meio da Ceducamp (Consultoria Educacional e Assessoria Pedagógica Campinas). Os documentos têm validade de 10 anos.

O currículo está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito ao longo da Educação Básica. Conforme a SME, o BNCC orienta a prática pedagógica, que envolve os conteúdos que serão estudados, as atividades e as competências a serem desenvolvidas, com foco na formação plena dos estudantes.

De acordo com a SME, o currículo foi produzido de forma coletiva, participativa e democrática,com os seguintes temas geradores: a educação como direito humano; as infâncias e as crianças como indivíduos sujeitos de aprendizagem e protagonistas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; o(a) professor(a) como mediador(a) das relações humanas e das situações de ensino aprendizagem; a educação escolar como processo integral da formação humana; a leitura e a escrita como processos de formação humana e de desenvolvimento cultural; a justiça curricular e a produção da escola socialmente justa; e a diversidade humana, a dignidade da pessoa, o multiculturalismo e a proteção social de todos(as) os educandos(as).

1ª INFÂNCIA

Também apresentado no evento, o Plano Municipal pela 1ª Infância expressa o compromisso de Santana de Parnaíba com a educação das crianças. De acordo com a SME, as experiências vividas na primeira infância influenciam a criança e suas relações com outros indivíduos nas etapas seguintes, o que justifica os investimentos na sua formação física, psíquica e emocional, tornando-se necessário um conjunto de ações que, de forma articulada, promova o desenvolvimento integral das crianças.

Dessa forma, a mobilização pela primeira infância deve ser coletiva, envolvendo todas as instâncias de governo e todos os setores e segmentos da sociedade civil, na perspectiva de reafirmar o compromisso de todos com a defesa e a garantia dos direitos das crianças, para projetar um futuro promissor às novas gerações.

REGIMENTO COMUM

Ainda foi apresentado na cerimônia o Regimento Comum Escolar da cidade, documento que serve como guia de direitos e deveres de todos que fazem parte da comunidade escolar, em conformidades com as leis do país, em especial a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as normativas do Sistema de Ensino Municipal e outros dispositivos legais vigentes. O regimento aborda, entre outros temas, os diferentes aspectos administrativos e pedagógicos que assegurem a identidade dos colégios e preservem o atendimento às suas características, em linha com o plano escolar.

Related Articles