Nesta segunda-feira, dia 17 de março, às 8h, teve início o curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental. A formação, já em sua quarta edição, é organizada pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb). Os interessados tiveram a oportunidade de se inscrever entre os dias 03 e 12 de março, presencialmente, na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 1124.
O curso
A formação possui carga horária de 165 horas e está dividida nos seguintes tópicos: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental (18h), Legislação Ambiental e Políticas Públicas (18h), Gestão do Saneamento Ambiental (18h), Gestão da Biodiversidade (36h), Elaboração de Projetos Socioambientais (36h) e Projeto Integrado (21h).
O objetivo é capacitar o profissional para trabalhar em diversos segmentos, alguns deles são voltados à sustentabilidade urbana e responsabilidade socioambiental, podendo elaborar projetos ambientais. A responsável pela formação, a bióloga Natália de Oliveira Costa, revela onde os alunos poderão atuar ao concluírem o curso. “As pessoas que fazem esse curso podem trabalhar tanto no terceiro setor, em organizações da sociedade civil, quanto em empresas privadas. Hoje em dia vem crescendo muito a preocupação com a sustentabilidade, em especial nas empresas. Muitas contam com um setor de ESG, que vai tratar justamente sobre sustentabilidade, levando em consideração a parte ambiental, a parte social e de governança. Então, quem faz esse curso pode também atuar nessa área dentro das empresas.”
Expectativa
A aluna e designer de interiores, Talita Campos Barcelos, relata seu interesse pela questão ambiental, inicialmente pelo tratamento de resíduos, porém, ressaltando sua vontade de conhecer outros temas profissionalmente. “Eu já tenho curiosidade por essa área há algum tempo e com essa abertura do curso foi uma oportunidade pra mim. É um assunto em foco, um tema que tem crescido muito e acredito que, para mim, abra um pouco mais o leque de oportunidades no mercado.”
O gestor da pasta ambiental, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), reforça os benefícios desta formação aos estudantes. “O curso foi criado juntamente com a Fieb com o intuito de trazer diferentes conhecimentos para os alunos. Existem diversos professores qualificados que irão proporcionar boas aulas. Além do bom retorno profissional, eles conhecerão também um outro lado do meio ambiente, ampliando, assim, as suas habilidades.”