A celebração que acontece no município há mais de 60 anos conta com um tapete de 850 metros e é uma das mais tradicionais do Brasil
O feriado de Corpus Christi foi movimentado em Santana de Parnaíba, na região oeste metropolitana de São Paulo, com a tradicional festa em comemoração a data que atraiu mais de 50 mil pessoas entre moradores e turistas para conhecerem a cidade e a celebração que se estende por todo Centro Histórico.
Desde cedo mais de mil voluntários entre membros das comunidades católicas, moradores e turistas se uniram na confecção de um tapete, dividido em 60 quadros e com mais de 850 metros de extensão com imagens bíblicas e figuras relacionadas ao tema do ano: “A eucaristia e as obras de misericórdia”.
O público presente ainda pôde participar das missas, conhecer a arquitetura preservada da cidade, apreciar a gastronomia local, participar da feira de adoção de pets e da doação de mudas.
O prefeito Marcos Tonho, destacou o papel do evento para o desenvolvimento econômico do município. “Hoje quebramos um recorde, um público de mais de 50 mil pessoas e esse grande evento movimenta a nossa economia local e assim a nossa cidade seguirá feliz, próspera e com desenvolvimento”, falou.
A turista Juliana Catarino, explicou que para sua família o evento já está no calendário e se impressionou com o público desta edição. “Há pelo menos 15 anos eu venho aqui no Corpus Christi em Santana de Parnaíba. Eu gosto muito desse feriado e passar aqui já virou uma tradição de família. A gente veio também no ano passado estava muito lindo, mas esse ano está bem mais cheio, cada vez que eu venho está tudo muito lindo, parabéns para a cidade”, disse.
Na tradição, que perdura na cidade há mais de 60 anos e é passada de pai para filho, são utilizados materiais artesanais para a montagem do tapete, como casca de ovo, café, arroz e principalmente serragem colorida.
“Um evento como esse traz muita coisa boa para a cidade, como o turismo, como oportunidades para o comércio e para quem é empreendedor e a prefeitura deve mesmo investir em eventos como esse”, comentou a moradora de Osasco, Maria Cristina.
Ao final do evento aconteceu a missa campal seguida de procissão, onde os milhares de fiéis acompanharam o Corpo de Cristo no ostensório (Peça usada nos cultos da Igreja Católica para expor solenemente a hóstia consagrada no altar ou para transportá-la em procissão), pelas ruas da cidade, sob o tapete de serragem colorida.