News da Cidade

Osasco sedia capacitação nacional em Agricultura Urbana

Osasco sedia capacitação nacional em Agricultura Urbana

Osasco foi escolhida como cidade âncora da região para receber a “Formação em Agricultura Urbana nas Cidades Brasileiras – Edição 2025”. O encontro, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), ocorreu nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (CEFOR).

A capacitação reuniu gestores públicos do Programa Municipal de Agricultura Urbana, vinculado à Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE), além de representantes de municípios como Guarulhos, Sorocaba e Campinas. A programação contou com oficinas práticas, troca de experiências e visita técnica ao Eixo Verde, no Jardim Aliança, um dos principais polos de agricultura urbana da cidade.

Reconhecida nacionalmente como referência no setor, Osasco apresentou seus modelos de produção sustentável, que unem geração de renda, impacto positivo no meio ambiente e fortalecimento da economia solidária. O secretário de Emprego, Trabalho e Renda, Michel Figueredo, destacou: “O modelo de Agricultura Urbana desenvolvido em Osasco representa uma referência nacional. É uma política pública que contribui para a geração de renda, promove impactos positivos na economia e se consolida como uma cadeia produtiva de alimentos saudáveis”.

Além da equipe da FGVces, que atuou na condução dos trabalhos, a formação contou com representantes do Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA), The Pollination Project, autoridades estaduais e membros da sociedade civil.

A programação integra um ciclo nacional de encontros, que já passou por cidades como Porto Alegre, Olinda, São Luís, São Bernardo do Campo e Boa Vista, e será encerrado em 30 de setembro com um encontro virtual.

Para a diretora de Economia Solidária e Criativa de Osasco, Adilma Cristina Nascimento Orfo, sediar a formação reforça a relevância da experiência local: “As hortas urbanas fortalecem a economia solidária, gerando renda, oportunidades e inclusão social de forma coletiva e sustentável. Nosso programa cria oportunidades e fortalece iniciativas que impactam positivamente a vida das pessoas”.

A chefe de gabinete da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Sustentabilidade, Beatriz Fragata, também ressaltou a importância da integração entre municípios e da parceria com instituições acadêmicas para aprimorar políticas públicas e multiplicar boas práticas.

Fotos: Setre/PMO

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *