News da Cidade

Prefeitura de Santana de Parnaíba promove 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa 

Prefeitura de Santana de Parnaíba promove 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa 

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), promoveu a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa nesta sexta-feira (9/5), na Arena de Eventos. Realizado em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), o encontro reuniu trabalhadores e usuários do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), especialistas na área e autoridades locais. 

Sob o tema Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação, a conferência teve como objetivos debater e avaliar políticas públicas para um envelhecimento digno e saudável; propor ações para melhorar a vida dos idosos; identificar os desafios do envelhecimento; e propor ações para defender os direitos da pessoa idosa.

O evento foi aberto pela presidente do CMPI, Edinalva Oliveira Avelino, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcos Pestana Corrêa. Na sequência, houve a leitura e a aprovação do regimento interno da conferência e palestra do professor Wagner Carneiro de Santana, que é mestre e doutorando em Serviço Social pela PUC-SP. 

O especialista tem experiência na área de educação popular, em assuntos como educação para a cidadania, políticas públicas, gestão democrática e participação social. Wagner tratou de temas como proteção social, garantia de direitos e Estatuto da Pessoa Idosa, além de falar sobre cada eixo temático da conferência. 

Presente no evento, o prefeito Elvis Cezar, destacou as políticas públicas locais voltadas aos idosos. “Nós criamos o CCI (Centro de Convivência do Idoso), os parques, os equipamentos na área da saúde e toda uma rede de proteção social que garante qualidade de vida, bem-estar e sensação de pertencimento”, ressaltou. 

EIXOS TEMÁTICOS

Durante o evento, foram realizadas apresentações artísticas e eleitos os delegados que vão representar a cidade na etapa estadual. Os participantes debateram e formularam propostas a partir de cinco eixos temáticos: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *