Em meio a uma semana de cursos e seminário dedicados à atualização de profissionais do setor de educação, a Prefeitura de Santana de Parnaíba comemora a classificação de quatro educadores no renomado Prêmio Ação Destaque. Entre as nove categorias em disputa, com 19 municípios parceiros do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), a cidade conta com finalistas em quatro.
Segundo a Editora Opet, responsável pelo prêmio, os projetos finalistas atenderam aos requisitos de relação com os materiais didáticos e ferramentas educacionais Sefe, aproximação e envolvimento das famílias, relevância pedagógica e impacto social.
Da Educação Infantil de Santana de Parnaíba, por exemplo, a professora Amanda Batista de Moura, do Colégio Jd.São Luís, está entre as três finalistas na categoria 01 – Educação Infantil, com o projeto “Pelos Caminhos da África”.
Ainda da Educação Infantil, a professora do Colégio João de Barro, Marcia Leão Navarro, se destacou na categoria 2 com o projeto “Pequenos Autores: da Escuta aos Processos Investigativos”.
Do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Adriane Ranieri Valente, do Colégio Prof. Aldônio Ramos Teixeira, está na disputa na categoria 5 com o projeto “A aplicação da Matemática no Exercício da Cidadania”.
Já na categoria oito, de gestores (diretores escolares, coordenadores pedagógicos ou supervirores, Josemeire Nascimento de Oliveira, do Colégio Padre Anacleto de Camargo, concorre com o projeto “Escola de Paz – Desenvolvendo a Comunicação não violenta e Valorizando as Emoções”.
Com um sistema de educação 100% municipalizado, Santana de Parnaíba promove constantes investimentos em infraestrutura, atualização profissional, e entrega alimentação aos alunos elaborada por nutricionistas, além de uniformes e material escolar. A cidade oferece ainda plataforma de idiomas para munícipes acima de 13 anos de idade (mais de 20 idiomas) e projeto de robótica, entre outros.
A final do 14º Prêmio Ação Destaque, com 28 trabalhos finalistas de vários estados do Brasil (Santana de Parnaíba/SP, Chapecó/SC, Cerejeiras/RO, São Lourenço/MG e Colombo/PR), entre outros, será realizada em Curitiba/PR, nos dias 11 e 12 de setembro. Na ocasião, as educadoras parnaibanas passarão pelas etapas de apresentação, avaliação e premiação.